APRENDENDO E FAZENDO

"Para atingir o ponto mais alto, tem de se começar pelo mais baixo". (Públio Siro)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

A finalidade deste blog é postar experiências e aprendizagens do curso de Tecnologias na Educação. É sempre muito bom poder participar de capacitações, especialmente quando estas são coordenadas pela Célia, por quem tenho profunda admiração. Infelizmente, não pude acompanhar o grupo devido ao excesso de afazeres. Estou correndo atrás do prejuízo e entre uma trapalhada e outra acredito que vou conseguir.
Sempre fui uma entusiasta do uso de novas tecnologias na educação: fotos, músicas, filmagens, computadores, internet. As atuais facilidades de postagem do trabalho de professores e alunos sáo fantásticas.
Moran, em seu texto "Como utilizar a Internet na educação", ainda referencia a disquete - ferramenta obsoleta e desconhecida por muitos alunos. Atualmente contamos com CD, DVD, Pen Drive entre outras modernidades. Isto prova a rapidez da evolução das tecnologias e a necessidade de atualizações constantes.
Voltemos a Internet. Segundo o próprio autor, a Internet pode ser utizada como um eficiente dispersor de ideologias, e isto torna o uso dela ainda mais maravilhoso. Além da pesquisa que é necessária no cotidiano escolar, a divulgação do resultado destas pesquisas torna o trabalho ainda mais atraente para os alunos. Quem não gosta de ver um trabalho seu divulgado para o mundo?
Se vislumbrarmos a informática como uma aliada, perceberemos que a escola pode dar um grande salto qualitativo, transpondo obstáculos até pouco tempo inimagináveis, onde o professor será o grande protagonista: mediador, organizador, incentivador.

Um comentário:

ProUCA Jaraguá do Sul disse...

Olá Karin,

Muito bem articulada a sua postagem. Trazes vários aspectos que podemos refletir e neste momento quero contribuir só com uma questão: da importância da formação continuada, bem como o profissional se permitir dar primeiro passo com a utilização dos recursos tecnológicos e torná-los um aliado no processo.

A integração dos recursos contemporâneos em nossa prática escolar só tem a contribuir e motivar o aluno. Basta o professor apresentar as possibilidades de uso.

Abraços